Espaço do Associado

Email:
Senha:



Associe-se e tenha vantagens!

Esqueci minha senha

Localizador Profissional

Nome:

Cidade:

Assinar Newsletter!


Diretoria Comissões Estatuto Ex-Presidentes Sociedades

Histórico

HISTÓRICO AMC: CONHECENDO A ASSOCIAÇÃO MÉDICA CEARENSE

O CMC/Centro Médico Cearense, com 103 anos de existência, é a entidade médica mais antiga do estado. Atualmente, denominada Associação Médica Cearense é afiliada à Associação Médica Brasileira/AMB, representando-a e congregando as sociedades de especialidade. Tem ampla atuação nas ações cientificas, políticas e sociais.

Segundo o Professor José Borges de Sales, "O CMC constitui um marco que distingue dois períodos de nossa história médica: o pré-científico e o para-científico". Idealizado pelo oftalmologista Dr. Manoel Duarte Pimentel (1887-1917), teve início a partir do convite a médicos e farmacêuticos a uma reunião em 20 de fevereiro de 1913. O nome “Centro Médico Cearense” foi sugerido pelo Dr. Aurélio Lavor, para denominar uma sociedade com objetivos científicos que, fosse o órgão oficial de médicos, farmacêuticos e odontólogos.

Em 25 de fevereiro de 1913, sob a presidência do Dr. Eduardo Salgado (1864-1934), foram aprovados os estatutos e eleita a primeira diretoria,  cujo presidente foi o Barão de Studart (1856-1938), tomando posse em sessão solene na Assembléia Legislativa, veja como éramos importantes, em 25 de março de 1913. Assim, nas sessões, inicialmente realizadas numa das salas do Hospital da Misericórdia/Santa Casa, eram discutidos casos clínicos e relatos de trabalhos.

Durante muitos anos a entidade foi agregadora da classe médica e participava de forma ativa nas decisões da saúde do Estado do Ceará. O prestigio do CMC era incontestável.

A associação organiza vários cursos científicos juntamente com suas sociedades de especialidade, sendo o mais importante o Outubro Médico. Evento cientifico multidisciplinar realizado no mês de outubro em comemoração ao Dia do Médico. Temos em circulação o boletim semanal on-line, um portal atualizado quinzenalmente, um boletim trimestral, uma revista para publicação de trabalhos científicos e organizamos dois eventos festivos (Festa Junina/Arraia dos Doto e A Festa do Dia do Medico).

A participação nas políticas de saúde tem sido significativa nos últimos anos e desejamos cada vez mais colaborar com a melhoria da qualidade de saúde do cearense. É importante a avaliação da remuneração do trabalho médico, já que durante muitos anos tivemos os salários e honorários achatados e não os reajustados de forma a garantir uma remuneração digna.

Temos sete mil médicos cadastrados. Com o aumento no número de médicos  e  aparecimento de múltiplas especialidades aconteceram divisões (sociedades de especialidade) necessárias no passado.   Hoje vivenciamos um novo tempo aonde à união das entidades é iminente e necessária para o fortalecimento do associativismo.

A Ordem dos Médicos do Brasil/OMB não tarda á nascer, e com certeza a comunidade será a maior beneficiada com a nova estrutura das entidades médicas.

Diretoria da AMC