Projeto Pé na Rua e AMC Jovem na Mídia

Médicos e estudantes de Medicina se reúnem em Fortaleza para prestarem atendimentos voluntários

A pandemia agravou a situação de vulnerabilidade, principalmente, da população em situação de rua. Com o isolamento social, muitos passaram a não mais ir às praças públicas e não perceberem a quantidade de pessoas que têm o local como único lar e refúgio. Ao notar a necessidade do atendimento, um grupo formado por médicos e estudantes de Medicina se reuniu em prol de visitar e prestar atendimento ambulatorial e gratuito aos populares em Fortaleza.

No último dia 24 de Julho de 2021, recebemos a visita da equipe de reportagem da TV Verdes Mares, representante local da Rede Globo, e falamos sobre a Ação do Pé na Rua em Parceria com Associação Médica Cearense (AMC) e o “Shalom Amigo dos Pobres” Neste mês de julho, os atendimentos acontecem na Praça do 5° Batalhão da Polícia Militar, na Rua Floriano Peixoto, Centro de Fortaleza. Os próximos atendimentos estão programados para acontecer nos dias 24, 26, 27, 28 e 31, das 9h às 12, como destaca Anne Caroline, Coordenadora do Ciclo Básico do Curso de Medicina da Unichristus, parceira da ação.

Os médicos que tomam a frente da coordenação são especialistas em Medicina da Família e da Comunidade, e os integrantes da Associação Médica Cearense Jovem. Além dos atendimentos, o grupo também oferta lanche ou almoço aos moradores em situação de rua. “Organizam fila do banho, passam as medicações necessárias, fazem curativos e, às vezes, tudo que eles precisam é alguém para conversar, para desabafar. Normalmente, há uma demanda com em torno de 40 pessoas buscando atendimento a cada dia”, conta Anne Caroline.

O estudante de Medicina e Diretor Administrativo E Patrimonial Da Amc Jovem, Arthur Lopes da Silva Gomes, destaca a importância do trabalho na entrevista: Essas pessoas realmente precisam que a gente vá atrás, por conta da vulnerabilidade delas, muitas vezes elas não têm até conhecimento de onde são as unidades ou se elas podem chegar lá, e muitas vezes até são hostilizadas. Então nosso trabalho é muito importante para isso, para ir atrás dessas pessoas e acolhê-las”.

 

Serviço
Atendimento Médico Voluntário
Programação Julho 2021:
24, 26, 27, 28 e 31, das 9 às 12h                                                                                                Local: Praça do 5º Batalhão da Polícia Militar, Centro, Fortaleza

Pesquisar

Iniciar chat
Olá! Em que posso ajudar?