Novos softwares de gestão, com funcionalidades mais abrangentes e capacidade de integração com outros programas, plataformas e aplicativos utilizados por clientes e fornecedores, imprimem maior agilidade no agendamento de cirurgias e nos processos de autorização para procedimentos clínicos, destacou o Valor Econômico nesta quarta-feira (25). Permitem também menos erros no lançamento de informações e maior segurança na própria administração do tratamento. É o caso do sistema Medt One, lançado pela MTM Tecnologia em 2018, para gestão de informações, que agiliza o agendamento de cirurgias eletivas.
Desenvolvido em parceria com a Magma Lab e em conjunto com cinco hospitais de Salvador (BA), a ferramenta já é utilizada pelo Hospital Santa Izabel, da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, para resolver falhas de comunicação que resultavam em atraso na marcação de cirurgias. “Questionamentos do plano de saúde, por exemplo, eram enviados ao médico pelo hospital por e-mail, mas ele muitas vezes não via e demorava para responder”, diz Gustavo Perez, diretor executivo da MTM Tecnologia.
Com o sistema, a comunicação ficou mais rápida. A ferramenta conecta o hospital, o cirurgião e seus assistentes, que passam a ter acesso a todas as informações sobre o paciente e o procedimento, por meio do aplicativo no celular. Para Mônica Bezerra, diretora administrativa do Santa Izabel, o hospital, que realiza cerca de 1.300 procedimentos cirúrgicos por mês, com a tecnologia, o agendamento ficou mais rápido. O tempo para a realização da cirurgia foi reduzido em três dias e as despesas com telefone caíram 44%. Já a Benner criou um portal que promove a integração entre operadoras de planos de saúde e a rede credenciada de médicos, dentistas, hospitais, clínicas e laboratórios de análise diagnóstica. Hospedada em nuvem e dotada de inteligência artificial, a plataforma Benner Conecta torna mais ágil e eficiente a comunicação entre o plano de saúde e os prestadores de serviço para autorização e fechamento de pedidos e contas médicas.
Duas soluções da Salesforce, adquiridas pelo o Hospital 9 de Julho, de São Paulo, permitem centralizar as informações sobre os pacientes e seu histórico de cuidados e preferências, conectar médicos, enfermeiros e cuidadores, para que tenham acesso às mesmas informações sobre os pacientes por meio de dispositivos móveis e promover o engajamento digital com seu público.
Fonte: Valor Econômico