Filiada à

Endereço

Av. Dom Luís, 300 - Meireles, Fortaleza - CE - Sala 1122

Atendimento

(85) 3092.0401 / (85) 3264.9466
Segunda a sexta das 9h as 17:30h.

E-mail

amc@amc.med.br

CONHECENDO A ASSOCIAÇÃO

O Centro Médico Cearense (CMC), com 110 anos de existência, é a entidade médica mais antiga do estado. Atualmente, denominada Associação Médica Cearense é afiliada à Associação Médica Brasileira (AMB), representando-a e congregando as sociedades de especialidade. Tem ampla atuação nas ações cientificas, políticas e sociais. 

Segundo o Professor José Borges de Sales, “O CMC constitui um marco que distingue dois períodos de nossa história médica: o pré-científico e o para-científico”. Idealizado pelo oftalmologista Dr. Manoel Duarte Pimentel (1887-1917), teve início a partir do convite a médicos e farmacêuticos a uma reunião em 20 de fevereiro de 1913. O nome “Centro Médico Cearense” foi sugerido pelo Dr. Aurélio Lavor, para denominar uma sociedade com objetivos científicos que, fosse o órgão oficial de médicos, farmacêuticos e odontólogos.

Em 25 de fevereiro de 1913, sob a presidência do Dr. Eduardo Salgado (1864-1934), foram aprovados os estatutos e eleita a primeira diretoria,  cujo presidente foi o Barão de Studart (1856-1938), tomando posse em sessão solene na Assembléia Legislativa, em 25 de março de 1913. Assim, nas sessões, inicialmente realizadas numa das salas do Hospital da Misericórdia/Santa Casa, eram discutidos casos clínicos e relatos de trabalhos.

Durante muitos anos a entidade foi agregadora da classe médica e participava de forma ativa nas decisões da saúde do Estado do Ceará. O prestigio do CMC era incontestável. Hoje a associação organiza vários cursos científicos juntamente com suas sociedades de especialidade, sendo o mais importante o Outubro Médico, eventos científicos multidisciplinares realizados no mês de outubro em comemoração ao Dia do Médico. Temos em circulação o boletim semanal on-line, um portal atualizado quinzenalmente, um boletim trimestral, organizamos dois eventos festivos: Festa Junina/Arraia dos Dotô e a Festa do Dia do Médico.

A participação nas políticas de saúde tem sido significativa nos últimos anos e desejamos cada vez mais colaborar com a melhoria da qualidade de saúde do cearense. É importante a avaliação da remuneração do trabalho médico, já que durante muitos anos tivemos os salários e honorários achatados e não os reajustados de forma a garantir uma remuneração digna.

Temos cinco mil médicos cadastrados. Com o aumento no número de médicos e aparecimento de múltiplas especialidades aconteceram divisões (sociedades de especialidade) necessárias no passado. Hoje vivenciamos um novo tempo aonde a união das entidades, é iminente e necessária para o fortalecimento do associativismo. 

Diretoria da Associação Médica Cearense

plugins premium WordPress
Olá! Em que posso ajudar?